No artigo anterior, foi possível entender as 4 primeiras estratégias de gestão de tempo para pais ocupados. Essas estratégias falam desde a importância de priorizar tarefas até tecnologias que podem facilitar a organização da rotina familiar.
Se você não leu a primeira parte, recomendo que o faça para entender as quatro estratégias iniciais detalhadas no artigo disponível no nosso site. Parte 1
A seguir, apresentaremos mais dicas que buscam ajudar pais ocupados a organizar melhor o seu tempo, facilitando um equilíbrio entre a gestão do trabalho e vida pessoal, essencial para o bem-estar da família.
5. Tempo de Qualidade, Não Quantidade
Concentre-se em passar momentos de qualidade com a sua família, mesmo que seja por um curto período de tempo.
Atividades simples, como ler uma história antes de dormir ou jogar um jogo rápido depois do jantar, podem criar lembranças duradouras e fortalecer os laços familiares.
Esses momentos não precisam ser planejados muito tempo antes e nem precisam ser caros.
A espontaneidade pode tornar essas experiências ainda mais especiais. <3
Seja um piquenique improvisado no quintal, uma sessão de desenho em grupo, ou brincar de adedonha/stop na sala de jantar domingo à noite, o importante é estarem todos presentes e realmente envolvidos na atividade, participando de verdade.
Encorajar cada membro da família a sugerir atividades que gostariam de fazer juntos pode garantir que todos tenham a chance de contribuir para o planejamento do tempo em família. Isso não apenas aumenta a antecipação para o evento, mas também assegura que as atividades reflitam os interesses de todos.
6. Delegue Tarefas Adequadas
Envolver as crianças em algumas tarefas domésticas adequadas à cada idade pode ensinar responsabilidade e criar autonomia nos pequenos, além de ajudar na sensação de família unida e aliviar um pouco sua carga.
Delegar tarefas simples como arrumar a mesa antes de comer, organizar brinquedos ou separar as roupas do varal após lavadas pode se tornar uma atividade que promove o trabalho em equipe.
Crie e estabeleça um sistema de recompensas para motivar as crianças, como adesivos para os mais novos ou um dia de cinema para os mais velhos. Isso torna a execução das tarefas mais atraente e ensina sobre o valor do trabalho e da recompensa.
Promova esse ambiente no qual todos sintam que estão contribuindo para o bem-estar da casa.
Reconhecer o esforço de cada um, independente da idade, aumenta aquela sensação de união da família.
7. Aprenda a ser Multitarefas, mas com sabedoria
Apesar de ser multitarefa parecer uma maneira de fazer muito mais em menos tempo, muitas vezes acaba levando a uma menor qualidade no trabalho executado e também na interação familiar.
Fazer o trabalho ao mesmo tempo em que faz atividades com as crianças pode ser ruim, pois passa aquela sensação de que nada está sendo feito com qualidade. Invés disso, foque mais e se concentre em tarefas que podem ser combinadas de forma eficaz, como por exemplo ouvir audiolivros durante o caminho até a escola/trabalho ou fazer exercícios físicos em família.
Tente identificar quais atividades se complementam de forma natural, sem prejudicar a atenção ou a qualidade. Por exemplo, você pode preparar o jantar enquanto as crianças estão fazendo a lição de casa.
Pode inclusive começar a preparação no mesmo ambiente em que elas estão, pois assim permite que você esteja disponível para ajudá-las caso precisem tirar alguma dúvida.
Evite a multitarefa em momentos dedicados à família. Estar mentalmente presente durante as refeições ou enquanto brinca com seus filhos cria memórias valiosas e fortalece o vínculo familiar. Priorize a qualidade da sua presença em vez da quantidade de tarefas “meia boca” realizadas juntos.
8. Defina Limites Claros Entre Trabalho e Vida Pessoal
Estabelecer limites claros é essencial para evitar que o trabalho invada e tome todo o seu tempo em família.
Você pode verificar possibilidades de definir um horário de trabalho certinho e também um espaço dedicado ao trabalho, quando for trabalhar de casa (deixando sempre claro aos colegas e familiares esses horários).
Desligue-se do trabalho depois de finalizar o horário definido, evitando checar seus emails, responder mensagens ou atender ligações profissionais. Isso ajuda a preservar o tempo de qualidade com a família e a manter sua saúde mental em equilíbrio.
Comunique com clareza aos seus colegas de trabalho e chefes quais são as suas horas de trabalho e quais horários está “ocupada” com a família. A transparência ajuda a estabelecer expectativas realistas e respeitar o tempo dedicado à família e à si própria, reforçando a importância dos limites pessoais.
Conclusão
Ao realizar essas técnicas, você conseguirá criar um equilíbrio bem mais saudável entre sua relação de trabalho-família, garantindo que ambos recebam a atenção que merecem e necessitam.
Adotar essas estratégias melhora a qualidade de vida e também serve como exemplo positivo para os filhos, ensinando sobre a importância do equilíbrio e da organização. A chave é a constante avaliação para melhor atender às necessidades da sua família, atualizando sempre que necessário.
Nossas Redes Sociais:
Instagram | Pinterest
Facebook | Youtube
Caso deseje nos seguir ou enviar comentários, acima estão nossas Redes Sociais!
Ficaremos muito felizes em receber vocês por lá também! <3
Se gostou deste artigo, compartilhe abaixo com outros pais que possam se beneficiar dessas dicas!
E não se esqueça de se inscrever em nossa newsletter para mais conteúdos para a família!