Ginástica Artística: Como Fazer Seu Filho Praticar Depois das Olimpíadas
As Olimpíadas já passaram, mas deixaram muita inspiração para as crianças que desejam começar a praticar novos esportes.
Um dos esportes que chamou bastante atenção foi a Ginástica Artística.
Se você assistiu às acrobacias e saltos incríveis dos ginastas, deve estar se perguntando como pode fazer seu filho começar a praticar também. Aqui nesse artigo, vamos te mostrar como a ginástica artística pode ser uma ótima atividade para o seu filho!
O que é Ginástica Artística?
A ginástica artística é um esporte em que as pessoas fazem movimentos incríveis com o corpo, como saltos e giros no ar. Os ginastas competem em vários aparelhos, como o solo, a trave e as barras. Eles treinam bastante para melhorar sua força, flexibilidade e equilíbrio.
Quatro Benefícios da Ginástica
- Deixa mais forte e saudável: Ao treinar ginástica, as crianças ganham mais força muscular, assim ficam mais fortes e saudáveis!
- Ajuda na flexibilidade: Já viu alguém fazendo espacate (abrindo as pernas bem retas no chão)? Os ginastas são muito flexíveis e executam esse e outros movimentos “simples”.
- Melhora o equilíbrio: Andar em cima do aparelho da trave é só um dos desafios de equilíbrio na ginástica. A prática ajuda a manter o equilíbrio, o que também é ótimo para outros esportes.
- Aumenta a confiança: Quando uma criança aprende a fazer uma acrobacia, ela se sente mais confiante, pois aprende coisas novas e a superar desafios.
Pontos de atenção na prática da Ginástica
- Pode causar lesões: Como envolve muitos movimentos e saltos, a criança pode se machucar se não tiver cuidado ou se não seguir as instruções corretamente. E usualmente é um esporte que as atletas costumam ter pouca altura mesmo adultas.
- Precisa de muito tempo: Para se tornar um bom ginasta, é necessário treinar várias vezes por semana, o que pode tomar bastante tempo (mas que também ajuda na resiliência e perseverança).
Como Começar na Ginástica Artística?
Agora que as Olimpíadas passaram, é um ótimo momento para seu filho se inspirar e começar na ginástica! Abaixo tem um passo a passo simples para te ajudar:
- Converse com o médico: O primeiro passo é sempre conversar com um médico. Ele vai verificar se a saúde do seu filho está boa para começar a praticar esse esporte.
- Procure uma escola de ginástica: Em cidades grandes, é mais fácil encontrar academias de ginástica artística particulares, além dos programas do governo. Muitas escolas de esportes oferecem aulas também. Se você mora no interior, pode procurar por projetos da prefeitura ou programas em centros comunitários.
- Faça uma aula experimental: Algumas escolas de ginástica oferecem uma primeira aula grátis para que a criança possa experimentar o esporte. É uma ótima chance para ver se ela gosta e se despertou o interesse!
- Equipamentos necessários: Para praticar ginástica, seu filho vai precisar de roupas confortáveis como collants, que ajudam nos movimentos, e outros itens de segurança. Também é importante usar protetores para evitar machucados.
Grandes Nomes da Ginástica para se Inspirar
Existem muitos ginastas incríveis que podem inspirar as crianças!
Aqui no Brasil, temos a Rebeca Andrade, que brilhou nas Olimpíadas conquistando diversas medalhas.
No mundo, a ginasta mais conhecida é a Simone Biles, dos Estados Unidos. Ela é famosa por seus saltos inacreditáveis e super precisos, além de ser uma das melhores ginastas de todos os tempos.
No passado, o Brasil também teve outros ginastas famosos, como Daiane dos Santos, que criou o famoso “Pulo dos Santos” e Jade Barbosa, que já foi campeã em várias competições.
Conclusão
A ginástica artística é um esporte que pode trazer muitos benefícios para as crianças, como força, equilíbrio e confiança. Embora exija dedicação e tempo, é uma prática cheia de desafios e diversão.
Se você viu as Olimpíadas e se inspirou, talvez esse seja o momento de deixar seu filho explorar essa atividade incrível e quem sabe, um dia, ele ou ela também pode brilhar em uma competição!
Nossas Redes Sociais:
Instagram | Pinterest
Facebook | Youtube
Caso deseje nos seguir ou enviar comentários, acima estão nossas Redes Sociais!
Ficaremos muito felizes em receber vocês por lá também! <3
Se gostou deste artigo, compartilhe abaixo com outros pais que possam se beneficiar dessas dicas!
E não se esqueça de se inscrever em nossa newsletter para mais conteúdos para a família!