Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas: Recorde de Participação em 2024
Nesta terça-feira (4), mais de 18,5 milhões de estudantes de todo o Brasil participaram da primeira fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).
A competição, organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), registrou um número recorde de inscrições, com 56.516 escolas de 5.564 municípios, abrangendo quase totalidade das cidades brasileiras.
Destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, a Obmep promove a matemática e identifica jovens talentos em todo o país, reconhecendo também o belo trabalho realizado por seus professores e incentivadores.
Como Participar da Obmep: Guia para Estudantes e Professores
A inscrição nesta Olimpíada é feita somente pelas escolas, que indicam quantos alunos irão participar da 1ª Fase da Olimpíada.
Anaulmente, a inscrição deve ser realizada no Site oficial da OBMEP, dentro da data limite fixada no calendário oficial.
A Obmep é dividida em duas fases. A primeira fase consiste em uma prova de 20 questões de múltipla escolha, divididas em três níveis: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (ensino médio). Os alunos têm duas horas e 30 minutos para concluir o exame, com uma hora adicional para estudantes com necessidades especiais. A aplicação e correção das provas são feitas pelas próprias escolas, seguindo as instruções e gabaritos fornecidos pelo Impa.
Há também uma OBMEP Mirim, para alunos do 2º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental, cujas inscrições para escolas se encontram abertas nesse momento no site oficial.
Premiação da Obmep: Benefícios e Oportunidades para Alunos de Escolas Públicas e Privadas
A Obmep premia separadamente alunos de escolas públicas e privadas. Estudantes de escolas públicas concorrem a 6.500 medalhas (500 ouros, 1.500 pratas e 4.500 bronzes) e até 45 mil certificados de menção honrosa, enquanto alunos de instituições particulares disputam 1.950 medalhas (150 ouros, 450 pratas e 1.350 bronzes) e até 6 mil certificados de menção honrosa.
Há uma premiação nacional e também uma premiação estadual, cuja quantidade de medalhas de ouro, prata e bronze varia de acordo com a UF.
Alunos medalhistas nacionais também são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.), que oferece uma bolsa de R$ 300 para os estudantes de escolas públicas.
Desde o ano passado, a Obmep também distribui 20 mil medalhas a nível estadual, levando em consideração o desempenho dos alunos em cada estado. No entanto, essa premiação estadual não dá acesso ao PIC Jr.
A competição é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e financiada pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC).
Nossas Redes Sociais:
Instagram | Pinterest
Facebook | Youtube
Caso deseje nos seguir ou enviar comentários, acima estão nossas Redes Sociais!
Ficaremos muito felizes em receber vocês por lá também! <3
Se gostou deste artigo, compartilhe abaixo com outros pais que possam se beneficiar dessas dicas!
E não se esqueça de se inscrever em nossa newsletter para mais conteúdos para a família!